Jornalismo

Cascavel tem três veículos a cada 5 habitantes, afirma levantamento

Cascavel tem três veículos a cada 5 habitantes, afirma levantamento

contato radiocolmeia

setembro 20th, 2018

0 Comments

A estimativa populacional de Curitiba em 1.917.185 habitantes dá àquela população uma frota de veículos de 1.406.248, com isso faz da capital paranaense destaque no cenário nacional como a capital mais motorizada do país, com 0,733 carro por habitante. Contudo, a cidade está longe de ser a mais motorizada do estado, se considerada o índice de veículo por habitante.
Dois municípios do estado: São Jorge do Ivaí, no norte do Paraná, e de Diamante do Sul, no oeste paranaense são os que possuem a menor frota de veículos, 6.038 e 3.476 veículos, respectivamente.
Na prática, isso significa que há no estado três veículos para cada cinco pessoas, em média.
Para a realização do levantamento, foram considerados os dados sobre a frota de veículos disponibilizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), sendo que os dados mais recentes são de junho deste ano, e também as estimativas populacionais para 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas no final de agosto.
Importante notar que há uma diferença entre os dados relativo a frota divulgados pelo Denatran (que constam na matéria sobre a idade da frota) e pelo Detran-PR. Isso ocorre porque o Denatram não desconsidera, por exemplo, eventuais proprietários que registraram o veículo, mas deixaram de circular e não deram baixa no registro.
De acordo com o Detran-PR, cinco dos maiores municípios do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa) concentram 35,5% da frota total de veículos do Paraná. A frota dessas cinco cidades, somadas, chega a 2.522.108 veículos, enquanto a frota total do estado é de 7.102.390 veículos.

Cascavel
População 324.476
Frota de veículos 225.033
Veículo por habitante 0,694

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por :