• Milícia da Imaculada

    segunda-feira, 00:00 - 05:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Coração Sertanejo
    com Chico Sene
    05:00 - 06:00
  • Oração da Manhã
    com Ódina Silva e Gaspar
    06:00 - 06:10
  • Bom dia Cascavel
    com Neri Puerari e Edy Junior
    06:10 - 08:00

Responsabilidade social: Cascavel trata esporte como política pública e vê resultados aparecerem

Em 19 de outubro de 2022 às 17:09 | Esportes

O prefeito Leonaldo Paranhos decidiu tratar o esporte como política pública em Cascavel e os resultados vão além das conquistas esportivas. Na tarde desta quarta-feira (19), Paranhos recebeu parte da delegação de 160 atletas que levou a cidade a conquistar o título de campeã geral na 2ª edição dos Jogos Paraná Combate, disputada em Londrina, e classificou a conquista como “gratificante” e um “momento histórico”.

 

Cascavel decidiu quebrar um tabu, que existe também em outros municípios, que deixam os prefeitos desconfortáveis na hora de investir em setores como o esporte.

 

“Muitas vezes o Executivo fica com medo de dizer que está investindo no esporte, que está investindo na cultura, porque, às vezes, o primeiro olhar é de crítica. As pessoas, e eu respeito o posicionamento pois cabe a nós provarmos que existe um equívoco nessa análise, afirmam que é preciso investir na saúde. Nós estamos investindo na saúde de Cascavel 32% do orçamento, enquanto a legislação determina 15%. É o maior investimento da história de Cascavel, tanto é que estamos em primeiro lugar do Brasil no aumento da cobertura da atenção básica, que era 52% e estamos chegando a quase 90%.”

 

O investimento no esporte acaba trazendo reflexos em outros setores da administração como na própria saúde, educação e assistência social, entre outros. O prefeito Paranhos disse que seu sonho é ver menos investimentos em programas de combate às drogas, como o Cartão Vida Nova, e mais recursos em esportes. Ele destaca que o investimento o esporte afasta crianças e adolescentes do tenebroso mundo das drogas, por exemplo.

 

Nos últimos dois anos, relata Paranhos, os pais têm solicitado à Secretaria de Educação para que as crianças sejam inseridas no esporte. Cascavel inseriu, inclusive, a modalidade kickboxing na Educação em Tempo integral. Paranhos destaca que quando se investe no esporte não é recurso retirado de outra área e são políticas que, inclusive, auxiliam na prevenção à saúde, evitando mais pessoas nas unidades de saúde.

 

Carlinhos Oliveira, secretário de Esportes e Lazer, reforçou que o investimento no setor representa menos pessoas necessitando de saúde pública e assistência social e destacou, também, as conquistas.

 

“Nós estamos vendo aqui atletas que fazem parte de uma política pública do esporte que o prefeito Paranhos implantou, e os frutos estão aparecendo”, afirmou.

 

Jogos Paraná Combate

 

Boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo, wrestling são as modalidades que integram os jogos.Boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, muay thai, taekwondo, wrestling são as modalidades que integraram os Jogos Paraná Combate.

 

Cascavel participou de dez modalidade e trouxe troféus em nove delas. No total, foram, 84 medalhas. “Isso torna cascavel referência nacional na prática do esporte marcial”, diz Julio Raizel, diretor da Secretaria de Esportes e Lazer.

 

Pâmela Golfetto representou Cascavel na modalidade Kung Fu e não escondia a alegria de ver a valorização que o Município tem dado ao esporte por meio de investimentos.

 

“É uma forma de alavancar a nossa modalidade na nossa cidade e no Paraná”, afirmou.

 

Fonte/Foto: Secom



LEIA TAMBÉM