• Caminhando com Jesus e Maria
    Padres da Arquidiocese de Cascavel
    sábado, 11:00 - 11:55
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Programa Tchê Barone
    com Barone
    17:00 - 20:00
  • Na Pista 105
    com Edson Morais
    22:00 - 00:00
  • Milícia da Imaculada
    00:00 - 05:00

Alunos que participaram de cursos profissionalizantes recebem certificados

Em 9 de julho de 2021 às 11:51 | Geral

Setenta e oito pessoas que participaram de cursos de capacitação profissional foram certificadas com o diploma de conclusão de curso na manhã desta quinta-feira (8), em solenidade realizada no auditório da Prefeitura. Para evitar aglomeração, quatro pessoas foram escolhidas para receber os diplomas no evento. No total, mais de cem pessoas participaram dos cursos.

Sessenta taxistas participaram do curso de qualificação na prestação de serviços. Os outros dois cursos foram técnicas de operação de caixa e técnica de bordado em chinelo.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o poder público precisa liderar esse processo de incentivo e dar oportunidades para que as pessoas possam se capacitar.

“Nós estamos em uma cidade onde, graças a Deus, tem oferta de empregos, então não podemos ser relapsos. É preciso preparar as pessoas, nós estamos num crescimento enorme, vamos crescer ainda mais, novas demandas vão chegar”, diz Paranhos.

O prefeito destaca ainda que essa união de forças entre as secretarias para capacitar esses profissionais vai resultar em uma prestação de serviço melhor e agregar valor à renda dos trabalhadores.

 

Taxistas

Sessenta taxistas participaram do curso de qualificação e receberam os diplomas. Durante a solenidade, o prefeito Paranhos anunciou que esses profissionais terão curso de espanhol e inglês.

O presidente do Sinditaxi, Geovani Luiz Lira, destacou a importância do curso de capacitação. “As pessoas que chegarem aqui irão ver que o taxista está preparado, conhece o município, conheça as ruas, os bairros e isso fará com que ele atenda da melhor forma possível”, declara.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, diz que este é o início de novo momento em que se preza o usuário do serviço e lembra que as pessoas que chegam em Cascavel, muitas vezes, recebem o primeiro atendimento dos profissionais de táxi.

“A quarta melhor cidade do Brasil tem essa responsabilidade, isso aumenta nossa responsabilidade e a necessidade da qualificação profissional. Eles são parceiros do Município até para apresentar a nossa cidade a quem chega”, diz Simoni.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Picooli, enfatiza que é preciso ter um olhar atento aos profissionais e que a missão é investir em pessoas. “A mensagem que eu deixo para essas pessoas hoje é que se orgulhem de si mesmo, porque o mérito é delas”, afirma.

A professora aposentada Dalvina Vicentina Ferreira participou do curso de técnicas de bordados em chinelo. “É bom porque eu, como professora aposentada, o salário é pouco. Vai ajudar na renda porque já trabalho com outros tipos de artesanato e isso vai complementar meu salário”, enfatiza.

Para o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, o momento tem um simbolismo importante com a entrega dos certificados para famílias que são atendidas pelos Cras. “É um momento importante porque essa é a única ferramenta que nós temos para garantir autonomia a essas pessoas, que é por meio da qualificação técnica, cursos de tempo muito rápido e que permitem a essas pessoas, de pronto, ir buscar emprego e superar a situação de vulnerabilidade que se encontram”avalia.

O gerente do Senac, Michel Aparecido Soares também participou da solenidade, além dos vereadores Beth Leal, Cidão da Telepar e Josias de Souza.



LEIA TAMBÉM