As ações de testagem rápida para diagnóstico das hepatite virais foram realizadas nesta quarta-feira (14) no terminal de ônibus urbano Oeste.
A ideia neste mês é estimular o conhecimento com a campanha Julho Amarelo, voltado à conscientização, diagnóstico e tratamento das hepatites que podem provocar doenças graves, como cirrose, câncer e até a morte.
“Levar os testes aos terminais de passageiros é a forma de buscar as pessoas onde elas estão”, afirma a Josana Dranka, coordenadora do CEDIP Cascavel.
O serviço acontecerá também em outros locais de grande circulação de público.
E é simples.
Em 15 minutos o resultado fica pronto, e se positivo o paciente é encaminhado para outros testes e tratamento adequado.
O trabalho descentralizado é para atingir mais pessoas que estão infectadas e muitas vezes nem imaginam. As hepatites A, B, C, D ou E podem ser infecciosas ou contagiosas.
“É muito simples, apenas um furinho no dedo. Neste mês alguns locais da cidade foram escolhidos para divulgar a necessidade de acompanhamento e cuidados com a saúde, no entanto qualquer pessoa pode procurar uma das unidades de saúde e fazer o teste”.
Teste rápido hepatites
Qualquer unidade de saúde
Cedip – Segundas, terças e quartas 7 às 12 e nas quintas 7h às 17 h.
Além do diagnóstico, a preocupação dos setores de saúde é levar a informação. Existem vacinas para algumas hepatites, mas para outras há prevenção.
“Usar proteção nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure”, finaliza Josana.
Fonte: SECOM