
A Sanepar retoma a partir desta semana, os trabalhos de vistoria técnica operacional no sistema de coleta de esgoto de Cascavel. Serão vistoriados 15 mil imóveis localizados nas regiões dos bairros Pacaembu, Nova York, Cascavel Velho, Jardim Itália, Presidente, Maria Luiza, Universitário, Região do Lago, partes da área central da cidade e dos bairros Santa Felicidade e São Cristóvão, todos localizados na bacia do Rio Cascavel.
Será feita inspeção das ligações domiciliares de esgoto a fim de conferir se a conexão das instalações hidráulicas de lançamento do esgoto dos imóveis foi executada corretamente.
Para fazer esta inspeção, é imprescindível a entrada dos técnicos nos imóveis com a finalidade de testar os dispositivos sanitários e de águas pluviais. Nessa visita, os técnicos fazem testes com a aplicação de corantes líquidos nas instalações hidráulicas, à base de água, aferindo sua apresentação na rede coletora de esgoto e/ou na galeria de águas pluviais.
Os técnicos verificam também caixa de gordura, pias, tanques e ralos. Se for encontrada qualquer anormalidade ou irregularidade, o morador é notificado para que faça as correções, com prazo de 30 dias. As equipes irão retornar para uma segunda verificação, num prazo médio de 60 dias.
Os trabalhos serão feitos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30 e aos sábados, nos mesmos horários, para os casos dos imóveis encontrados fechados durante a semana. A previsão é a de que as vistorias sejam concluídas no prazo de um ano.
Reportagem: Amanda Monteiro.
Fonte: AEN – Foto: Sanepar.