• Milícia da Imaculada

    segunda-feira, 00:00 - 05:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Coração Sertanejo
    com Chico Sene
    05:00 - 06:00
  • Oração da Manhã
    com Ódina Silva e Gaspar
    06:00 - 06:10
  • Bom dia Cascavel
    com Neri Puerari e Edy Junior
    06:10 - 08:00

Urban95: Coordenadores de Escolas, Cmeis, CCIs, CRAS e Eureca passam por capacitação

Em 13 de junho de 2022 às 16:25 | Geral

O que uma cidade precisa em termos de planejamento urbano para atender sua população mais jovem, as crianças da primeira infância? Ninguém melhor que as próprias crianças para traçarem um perfil da cidade ideal para elas. E Cascavel, que recentemente aderiu ao Programa Urban95, se prepara para realizar a maior escuta qualificada voltada para a primeira infância em todo o País.

Na tarde de hoje (13), no auditório da prefeitura, aconteceu formação voltada para os coordenadores pedagógicos das Escolas e Cmeis e também os coordenadores dos CCIs, CRAS e Eureca, que estão sendo preparados para a realização desta escuta, que visa ouvir cerca de 10 mil crianças de até 6 anos que são atendidas por estes serviços.

A secretária Marcia Baldini, que esteve na abertura da formação, acompanhada do secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, lembrou Programa Escola Feliz é um bom exemplo do que é pensar a política pública com um olhar voltado para a primeira infância. “Hoje nós conseguimos avançar bastante na própria questão de mobiliários de acordo com a idade da criança, de banheiro adequado para cada faixa etária, mesinhas, tanto no Ensino Fundamental quanto na Educação Infantil, com tamanhos adequados”.

O secretário Hudson falou da importância da parceria com a Semed, lembrando que o Urban95 não é um programa somente da Secretaria de Assistência Social, mas sim um trabalho coletivo, do Município de Cascavel. “É importante salientar que não é somente um olhar para a Educação e a Assistência Social, mas este olhar tem que ser ampliado para a saúde, para o transporte público, para as nossas praças, os nossos parquinhos, porque de fato é a gente se colocar no lugar de uma criança de 95 cm de altura e ver se ela consegue brincar num parquinho que foi planejado para crianças maiores”.

No Brasil 24 municípios aderiram ao Programa Urban95 e em toda a região Sul somente três municípios participam, sendo Cascavel, no Paraná, e Canoas e Pelotas, no Rio Grande do Sul. O trabalho de escuta qualificada voltado à primeira infância e outras ações do programa também são parte da construção do Plano Municipal da Primeira Infância.

Por: SECOM



LEIA TAMBÉM