Jornalismo

Beto Richa anuncia retomada das obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu

Beto Richa anuncia retomada das obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu

contato radiocolmeia

agosto 27th, 2015

0 Comments

Nesta quinta-feira, 27, o governador do Paraná, Beto Richa, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, foram até o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, para anunciarem a retomada das obras, interrompidas há um ano. O motivo foi uma liminar expedida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) que questionava o licenciamento à empresa Neoenergia, responsável pela construção e manutenção da usina.
A Copel e a Neoenergia investirão mais de 1,6 bilhões de reais e produzirá 350 megawatts, sendo suficiente para atender o consumo de 1 milhão de pessoas. A título de comparação, a Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, produz 14 mil megawatts, com 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada. A Itaipu corresponde a 17% de toda energia gerada para o Brasil.
A previsão é que em 2017, a hidrelétrica da região sudoeste já esteja funcionando. Com isso, o município de Capanema receberá 12 milhões de reais à título de ISS (Imposto sobre Serviços); o município Capitão Leônidas Marques ficará com 5 milhões.
Outros 7 milhões de reais serão divididos entre os municípios de Realeza, Nova Prata do Iguaçu e Planalto por fazerem parte de cidades próximas a usina e pela utilizado dos recursos hídricos. 500 famílias de Capanema e Capitão Leônidas Marques serão indenizadas pela Copel e a Neoenergia.
Os repórteres Leandro Bruning e Lourival Giansante viajaram até o município de Capanema, a 120 quilômetros de Cascavel, para acompanhar o governador Beto Richa e a retomada das obras da Usina Baixo Iguaçu. Ouça a reportagem:

usinabaixoiguacu1 (1)

pç

noticia-1419929458.

maua

Governador Beto Richa, acompanhado pela prefeita Lindamir Dinardin, dep. Ademar Traiano, Valdir Rossoni e André Bueno, secretário para Assuntos Fundiários, Hamilton Serigueli, presidente do IAP Luiz Tarcisio Mossato Pinto, e demais autoridades, visita a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu. Capanema/Cap. Leônidas Marques, 16/05/2014 Foto: Ricardo Almeida / ANPr

11944897_898261800209405_788589507_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 6 =

Desenvolvido por :