loading
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

loading

Com porte de complexo de saúde, Município inaugura nova unidade da USF Tarumã em Cascavel

Em 28 de setembro de 2022 às 17:05 | Saúde

A comunidade da região norte de Cascavel ganha uma nova e mais moderna Unidade de Saúde da Família. A Secretaria de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (28) a USF Tarumã e já a partir de hoje tem equipe prestando atendimentos no local. O novo prédio, que leva o nome de José Alvanir Quevedo, fica na Rua Albert Einstein, esquina com a Rua Adolfo Garcia.

O espaço conta com uma estrutura de porte de complexo de saúde. São mais de 710 metros de área, com consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, farmácia, estacionamento e entre outros. O investimento é na ordem de R$ 3 milhões.

Segundo a Sesau, serão três equipes de Saúde da Família na unidade, o que vai garantir o atendimento a mais de 10 mil pessoas na abrangência do território. E há ainda a possibilidade de ampliar ainda mais esse serviço.

O governo municipal se comprometeu a entregar 20 novas unidades de saúde em Cascavel e a USF Tarumã já é a 19ª entregue à população. Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, será possível superar a meta e entregar 25 novas unidades. Para os próximos dias, inclusive, há novas inaugurações previstas para estabelecer em Cascavel uma extensa rede de atenção à saúde com estrutura e qualidade. “É uma unidade fantástica, nós estamos aqui batizando de mini-hospital. A unidade é estratégica, está numa região que tem muita demanda por procura de saúde. Nós estávamos num espaço alugado, acanhado, muito aquém de uma estrutura ideal para fazer esses atendimentos. A população merece e nós temos a obrigação de fazer”, garante o prefeito.

O secretário de saúde, Miroslau Bailak, pontua que uma das novidades da nova USF é o atendimento em saúde bucal, algo que não tinha no prédio anterior, agora há consultórios odontológicos novinhos, inclusive com equipamentos de ponta. “É um grande avanço. A região do Tarumã há muito tempo necessitava dessa unidade. A novidade aqui é a apresentação de dois odontólogos, dois dentistas, pela primeira vez trazendo atendimento para a saúde pública de Cascavel nessa região. É uma Unidade da Família, com atendimentos da mãezinha, desde quando sente os primeiros sinais de gravidez, até a pessoa mais de de 100 anos. Os profissionais daqui darão total atenção para sua saúde. Esse é o momento de fazer o certo e o prefeito Leonaldo Paranhos tem feito muito”, enfatiza.

Cascavel tem uma cobertura de 87% de atenção básica, considerada uma das melhores do Brasil. “Tudo está avançando muito rápido, graças ao empenho do prefeito Leonaldo Paranhos e ao trabalho de toda a equipe da Secretaria de Saúde”, frisa doutor Miroslau.

O diretor da Atenção Primária, Ali Haidar, detalha que a nova unidade alia estrutura e atendimento humanizado. “Nós construímos uma unidade para o futuro. E, dessa forma, vamos ampliando nossa cobertura de saúde, em todo o município, ofertando uma melhor qualidade pra população”, enfatiza.

 

Fonte/Foto: SECOM



LEIA TAMBÉM