• Bom dia Cascavel
    Neri Puerari e Edy Junior
    quinta-feira, 06:00 - 08:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Show da Manhã
    com Edy Junior
    08:00 - 10:00
  • Experiência de Deus
    com Pe. Reginaldo Manzotti
    10:00 - 11:00
  • Caminhando com Jesus e Maria
    com Padres da Arquidiocese de Cascavel
    11:00 - 11:55

Transitar programa ações educativas em Cascavel para reforçar a conscientização no trânsito

Em 26 de julho de 2022 às 10:54 | Trânsito

A educação é o principal caminho para um trânsito seguro e pacífico para todos os cascavelenses. E é atenta a isso que a Transitar realiza nesta semana uma série de ações educativas com os cidadãos, em que o foco é conscientizar sobre a importância de ter uma conduta responsável e gentil no trânsito, assim como alertá-los sobre a segurança viária.

Nesta terça-feira (26), a ação foi de Mobilidade e Cidadania, realizada dentro do Terminal Oeste. O objetivo foi abordar passageiros do transporte coletivo para orientar quanto ao respeito durante o trajeto e também enquanto pedestre, que é o mais vulnerável na hierarquia do contexto do trânsito. “Como é Dia dos Avós, aproveitamos para reforçar o respeito ao idoso”, detalha encarregada do Setor de Educação no Trânsito, Luciane de Moura, que ressalta que a ação teve participação da Secretaria de Assistência Social.

A primeira atividade da semana foi realizada ontem (25), na Rua Erechim, quando aconteceu a ação Direção Segura, por conta do Dia do Motorista. As abordagens foram focadas nos condutores, inclusive com entrega de material orientativo. “Foi uma ação especial ao Dia do Motorista, mas não é somente neste dia que fazemos a atividade. Temos o projeto Direção Segura e as ações de orientação são rotineiras. A gente também parabenizou o motorista e já reforçamos a orientação sobre os quesitos de velocidade, que é uma das principais causas de óbitos na nossa cidade, partimos daí para outras causas de acidentes que são a falta de respeito à sinalização, aliada também à falta do uso do cinto de segurança. Um dos principais vilões que nós encontramos continua sendo o celular, e isso a gente também orientou na ação”¸ explica Luciane de Moura.

As ações continuam com o Dia do Motociclista, lembrado em 27 de julho, quando terá uma ação especial de Direção Segura, das 13h às 15h, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. A finalidade é alertar como as pessoas são frágeis em situações de acidentes de trânsito e como a falta de cuidados e de responsabilidade podem destruir vidas.

O intuito é fazer abordagem educativa com os motociclistas que desbravam a cidade diariamente. O trabalho será focado na orientação de regras de trânsito. Nesta ação, além da Transitar, terá também a participação do Cotrans (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito), PRF, PRE e PM, além de Corpo de Bombeiros, Samu e outros órgãos ligados ao sistema de trânsito.

Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, as ações voltadas para o motociclista nos últimos 12 meses, desencadeada por todos os Órgãos que participam do Cotrans, têm apresentado resultados excelentes, com uma redução de 55% nos óbitos entre motociclistas no perímetro urbano.

A semana de educação no trânsito continua com a ação de Mobilidade e Cidadania, na quinta-feira (28), das 10h às 11h, em que foco será orientar os motoristas de aplicativos sobre a Lei dos Aplicativos e também os motociclistas sobre o uso do capacete. A ação será na Avenida Brasil, próximo à Churrascaria Brasil.

E para fechar a semana, a Transitar antecipa as ações do Dia da Amizade, lembrado no dia 30 de julho, e fará uma ação na sexta-feira, das 10h às 11h, em que o foco será a conscientização da importância da gentileza no trânsito. A ação terá um cunho lúdico. Os veículos estacionados na área de Estar da Avenida Brasil terão recadinhos colocados nos carros sobre a gentileza e a paz no trânsito. “Vamos aproveitar para orientar sobre o aplicativo Vago para os cidadãos”, pontua Luciane.

 

Créditos/Foto: SECOM



LEIA TAMBÉM