• Experiência de Deus
    Pe. Reginaldo Manzotti
    sábado, 10:00 - 11:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Caminhando com Jesus e Maria
    com Padres da Arquidiocese de Cascavel
    11:00 - 11:55
  • Programa Tchê Barone
    com Barone
    17:00 - 20:00
  • Na Pista 105
    com Edson Morais
    22:00 - 00:00

Vamos pedalar? Dia do Ciclista será comemorado sobre duas rodas neste domingo em Cascavel

Em 17 de agosto de 2022 às 11:42 | Esportes

Cascavel tem mais de 31 quilômetros de malha cicloviária, o que é praticamente um convite para desbravar a cidade sobre duas rodas. E é em cima da bicicleta que o Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, será comemorado na cidade. Para marcar a data, a Transitar, com o apoio da Velho Oeste Eventos e da Casa das Bicicletas, realizará neste domingo (21), às 15h, um Passeio Ciclístico aberto a toda comunidade. A participação na pedalada é totalmente gratuita, como uma forma de realmente incentivar esse tipo de transporte sustentável, de forma segura, no município.

A concentração será na frente da Prefeitura de Cascavel e seguirá pela Avenida Brasil, até a Travessa Cristo Rei, retornando ao Paço.

Com ciclovia ligando toda a cidade, o uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado em Cascavel. Inclusive, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), já trabalha com projetos para ampliação da malha cicloviária cascavelense no futuro, com mais de 70 novos quilômetros previstos para proporcionar mais segurança aos amantes do pedal. Incentivar cada vez mais o uso dessa modal é investir ao mesmo tempo em mobilidade urbana e em saúde, o que é uma tendência em grandes cidades.

Além disso, quando houve o aumento no combustível também ocorreu uma migração para esse tipo de transporte. A “magrela”, além de fazer bem para o bolso, também faz muito bem à saúde, uma vez que reduz os riscos para desenvolvimento de doença, melhora a coordenação motora e o bem-estar.

Além do investimento em infraestrutura, também foram trabalhados, através da educação do trânsito pela Transitar, o uso correto dos equipamentos de segurança: capacete, joelheira, cotoveleira, roupas claras, calçado adequado, como o cuidado com a bike: pneus, retrovisor do lado esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e também as normas de circulação e conduta. Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, um grande diferencial também é o respeito aos ciclistas, o cuidado dos condutores de veículos motorizados em relação aos não motorizados. “A empatia e o cuidado com os mais vulneráveis no trânsito faz toda a diferença para a segurança viária, e já percebemos uma mudança no comportamento, com a redução das taxas de acidentes, vitimas e óbitos de ciclistas. Isso é conscientização.”, destaca.

Com tanto trabalho envolvido para o incentivo e segurança do modal, houve reflexo nos dados estatísticos se comparado os dados de 2022 e 2021 (até julho). Conforme as informações da Transitar, o número de sinistro teve diminuição de 9,76%, o número de vítimas feridas caiu mais de 30% e nenhum óbito de ciclista, sendo 3 no ano passado.

DIA DO CICLISTA
O Dia Nacional do Ciclista foi criado em memória do ciclista brasiliense Pedro Davison, morto em 2006, aos 25 anos, por um motorista embriagado, enquanto pedalava no eixo sul. A data também é um convite para a reflexão do comportamento no trânsito e incentivo ao uso da bicicleta.

 

Fonte/Foto: SECOM



LEIA TAMBÉM