• Milícia da Imaculada

    terça-feira, 00:00 - 05:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Desperta Colmeia
    com Juliano Martinazzo
    05:00 - 05:55
  • Oração da Manhã
    com Ódina Silva e Gaspar
    05:55 - 06:00
  • Desperta Colmeia
    com Juliano Martinazzo
    06:00 - 06:20

Seis décadas de história

Após 62 anos atuando no AM, a Colmeia passa a ser FM sem perder sua tradição e comprometimento com o público

Com mais de 60 anos ao ar, a Rádio Colmeia iniciou suas transmissões na cidade de Cascavel no ano de 1958, sete anos após a emancipação do município. Denominada inicialmente como Rádio Cultura, a emissora passou a ter um funcionamento regular a partir de 1962, já que até então, suas operações eram precárias.

Sendo a primeira emissora do município, a Rádio Colmeia foi por muitos anos, a única fonte de informação de Cascavel e região. Além disso, importantes comunicadores da cidade já passaram pela rádio, como é o caso de Edson Moraes, Paulo Martins e Olga Bongiovani. Com uma abrangência para mais de 50 municípios, a emissora se manteve líder em audiência AM em todo o interior do Paraná. Sempre mantendo sua tradição e qualidade, a partir do dia 05 de outubro de 2020 a rádio passa a ser FM, sintonizada na frequência 105.9 FM.

Início de uma nova era.

Em janeiro de 1989, Renato Silva assumiu o comando da rádio após ter cumprido seu mandato como vereador. Com um caráter popular, a rádio Colmeia desde cedo passou a promover eventos voltados para a comunidade, como foi o caso da 1ª Taça Colmeia de Futebol de Salão, realizado em 1998, ano em que a rádio completou seus 40 anos. O evento reuniu a Associação de Moradores do Bairro Floresta, a Liga de Futebol e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, ao final do campeonato houve premiações para as equipes.
Além do entretenimento, Renato Silva sempre prezou que o ouvinte precisa estar bem informado, pensando nisso, assim que assumiu a emissora, investiu na compra de equipamentos para o radiojornalismo. Nas eleições presidenciais de 1998, a Colmeia foi pioneira em transmitir os debates políticos. Outra característica muito forte da rádio, é o espaço que a comunidade possui dentro da emissora, seja para realizar alguma reclamação de seu bairro ou anunciar algum parente desaparecido, características essas, que Renato Silva sempre priorizou.