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Ciclomotores e veículos elétricos: Transitar retoma educativas com entrega de manual prático a usuários e revendedores

Em 29 de março de 2022 às 14:20 | Geral

Desde que entrou em vigor em todo o Brasil em abril do ano passado, a Lei Federal Lei 14.071/20 – a qual atualiza o Código de Trânsito Brasileiro e -, com ela, as novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Detran-PR para a circulação de ciclomotores e os veículos elétricos -, a Transitar passou a realizar atividades educativas em Cascavel voltadas à integração deste novo modal ao trânsito e, com isso, à segurança de todos os usuários da via pública.

Agora, mais um passo está avançando com a divulgação de um Manual Prático de Ciclomotores e Elétricos, tornando ainda mais didática a divulgação das diferenças de cada equipamento e do que é necessário para conduzi-los, além de orientar onde cada um pode ou não pode trafegar. “A elaboração desse Manual foi possível a partir da publicação da Resolução 077/2021 do Cetran-PR (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná), de 25/11/2021, e que deu origem ao Manual de Ciclomotores elaborado pelo Detran-PR e a Polícia Militar, garantindo a aplicação das normas com segurança para os usuários da via pública”, explica a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Desde ontem (28) agentes de trânsito, com apoio da 7ª Ciretran de Cascavel, estão fazendo a divulgação deste Manual resumido nas revendas de equipamentos autopropelidos, ciclomotores, cicloelétricos e bicicletas elétricas. Algumas dessas empresas que atuam no ramo de atividade, em busca de orientações para adoção dos procedimentos corretos na comercialização dos equipamentos, já reuniram em janeiro com a equipe técnica da Transitar e com representantes da 7ª Ciretran e da Polícia Militar para definir uma maneira conjunta de orientar os usuários acerca desses meios de transporte de forma mais clara e objetiva. As revendas também foram convidadas a participar ativamente da organização do Movimento Maio Amarelo deste ano, a exemplo dos demais setores da sociedade que constroem conjuntamente as ações educativas em prol de um trânsito mais seguro em nossa cidade.

Segundo Simoni, o comércio é o primeiro contato da população com os equipamentos e como a procura cresceu vertiginosamente durante a pandemia e, agora, se mantém em alta devido ao custo elevado dos combustíveis, o objetivo é somar parceria para que o usuário já saia da revenda com a informação correta quanto às obrigatoriedades legais acerca do tipo de cada equipamento, bem como onde e como usá-los para garantir a própria segurança e a dos demais.

“Nosso intuito é fomentar o uso dos equipamentos, não só pela sustentabilidade, mas também pela melhoria na mobilidade urbana, mas nossa preocupação está na alta velocidade que muitos condutores estão empreendendo nesses equipamentos, também trafegando em locais inadequados e sem utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios. Desta forma as ações que se seguirão buscam a conscientização destes condutores quanto ao seu papel na segurança dos usuários da via pública”, completa.

A Autarquia também já recebeu indicação do Legislativo e sugestões da comunidade para intensificar a educação neste modal, o que está sendo feito com a elaboração deste material de apoio, projetado conjuntamente pelo setor de Educação e Cidadania e Secretaria de Comunicação.

Nesta quarta-feira (30) tem educativa

Com o flayer pronto, educativas com os usuários desses veículos serão realizadas semanalmente nas ciclovias de Cascavel. A primeira desta semana será na quarta-feira (30), das 17h30 às 18h30, na ciclovia em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, ponto de alta circulação desses condutores.

“Este é um dos locais que normalmente são realizadas este tipo de educativa devido à grande circulação de veículos elétricos. Vamos avaliar a ação e depois definir os próximos locais conforme a demanda”, explica a encarregada do Setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura.

Diferencie os equipamentos:

BIKE ELÉTRICA

– Não possui acelerador;

– Potência até 350 watts;

– Não requer habilitação;

– Velocidade máxima de 25 km/h em ciclovia ou ciclofaixas;

– Não requer registro ou licenciamento;

– Uso obrigatório de capacete.

 

O QUE É CICLOMOTOR?

– Veículo de duas ou três rodas;

– Motor de combustão de no máximo 50 cilindradas ou de 4 kw (quatro quilowatts) ou 4000 w (quatro mil watts) quando veículo elétrico;

– Pode atingir velocidade máxima de 50 km/h;

– Necessita ser registrado e licenciado (emplacar);

– Condutor precisa ser maior de 18 anos ser habilitado na categoria A ou possuir ACC;

– Utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;

– Usar vestuário de proteção de acordo com as especificações do Cotran/Capacete.

– Circulação deve ser pelo acostamento ou a bordo das vias. Na ausência desses, utilizar a pista à direita.

 

EQUIPAMENTOS DE MOBILIDADE INDIVIDUAL AUTOPROPELIDOS

– Não necessitam de registros e licenciamento;

– Condutor não precisa ser habilitado;

– Velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;

– Velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas;

– Uso obrigatório de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna.

 

Fiscalização

A Transitar informa que, após as ações educativas, serão iniciados os procedimentos de fiscalização.

 

 

 

Reportagem: Lucas Gabriel

Foto/Fonte: Secom



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