• Voz do Brasil

    sexta-feira, 23:00 - 00:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Milícia da Imaculada
    00:00 - 05:00
  • Café com Bandas
    com Edmilson Mantovani
    05:00 - 08:00
  • Falando com Cascavel
    com
    08:00 - 10:00

Prefeito Paranhos destaca a importância do investimento em energias renováveis

Em 18 de outubro de 2022 às 9:13 | Geral

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou, no último sábado (15), o ministro das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, durante visita a empresa Sengi Solar, a maior indústria de módulos solares da América Latina, pertencente ao Grupo Tangipar e que será inaugurada na próxima sexta-feira (21), em Cascavel.

 

Paranhos destacou que as fontes de energias tradicionais serão escassas nos próximos anos e destacou que Cascavel tem essa alternativa de produzir componentes para geração utilizando energia renovável.

 

“Ter aqui em Cascavel uma indústria como essa, de fato, é motivo de satisfação e orgulho, tanto que estamos tendo pela segunda vez a presença de ministros aqui nos visitando, hoje, o ministro de Minas e Energia e o presidente da Itaipu. Isso para nós é importante porque coloca Cascavel nesse cenário de relacionamento dos altos negócios”, enfatizou o prefeito.

 

Paranhos destacou, também, a geração de empregos que os novos investimentos trazem. “Nossa cidade, nossa região, lidera esse processo, fazendo com que Cascavel seja um grande polo de empregos e oportunidades do Oeste do Paraná”, observa.

 

O deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, disse que a energia renovável é estratégica para o Brasil e que o  Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), é um instrumento de incentivo fiscal para fomentar o setor.

 

“Há uma medida provisória que está em gestação, para dar competitividade para a indústria brasileira de semicondutores, não só os painéis solares, as células solares que queremos fabricar, de hidrogênio verde e também chips de computadores e a bateria de lítio que o nosso presidente fala tanto. Nós temos muito nióbio no Brasil, muita matéria-prima importante e temos que ter uma política tributária que nos permita desenvolver indústrias como essa aqui”, destacou o parlamentar.

 

Segundo Barros, a interiorização das riquezas é uma meta do governo. “Menos Brasília e mais Brasil é um comando do presidente Bolsonaro, que os ministros têm atendido e os empresários têm aceito o desafio de levar a tecnologia, empregos e indústrias de ponta para interior do país”, ressaltou Barros.

 

Daniel da Rocha, CEO do Grupo Tangipar, disse que a inauguração oficial da empresa acontece na próxima sexta-feira, mas que a linha de produção já está em andamento e irá destacar Cascavel no cenário econômico nacional.

 

“Coloca Cascavel no centro das atenções em termos de produção de energia em módulos fotovoltaicos. É a indústria mais automatizada hoje da América Latina e com maior nível de produção de capacidade”, diz o empresário.

 

Fonte/Foto: SECOM



LEIA TAMBÉM