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Motoristas deixam de “dar a seta” e geram acidentes em Cascavel

Em 14 de outubro de 2022 às 10:04 | Trânsito

Quem nunca ouviu uma piadinha sobre não usar a seta? A seta é a luz indicadora de direção do veículo, que permite que o condutor sinalize com antecedência a mudança de direção ou de faixa de circulação, indicando para outros usuários da via se o veículo vai entrar a direita ou à esquerda.

O que muitos não consideram é o risco que a desobediência dessa simples regra de trânsito pode causar para a segurança viária. No levantamento das causas de acidentes do último trimestre, o abalroamento lateral lidera os sinistros de trânsito com mais de 25% dos registros no período.

Para o Grupo de Operações de Trânsito da Transitar, as principais causas desse tipo de acidente é a falta de sinalização com antecedência para mudança de faixa ou de via, a conversão proibida e ambas somam-se à falta de atenção.

Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, não é possível ter como base a quantidade de infrações emitidas pelos agentes de trânsito para definir o nível de desrespeito à falta de sinalização para mudança de faixa (dar a seta), porque é uma atitude tão comum entre os condutores, que alguns sequer sabem que a não utilização da sinalização é infração de trânsito, assim como ocorre com as conversões proibidas, e que causam diversos acidentes, principalmente com os ônibus do transporte coletivo, que prejudicam diversos usuários deste transporte. “Os acidentes pela não utilização da luz indicadora de direção, conhecida popularmente como seta, é normalmente identificada no atendimento das ocorrências, onde o tipo de acidente e a declaração de testemunhas e envolvidos, demonstram esta infração como a causa dos sinistros”, alerta.

Apesar da baixa incidência dessa infração, ela está prevista no art. 196 do Código de Trânsito Brasileiro como multa grave, com 5 pontos da CNH e multa de R$ 195,23.

Conversão Proibida à Esquerda
Já as conversões proibidas passaram a ser alvo de fiscalização eletrônica a partir de julho, tendo o equipamento instalado nos pontos com mais registro de sinistros de trânsito, e que têm apresentado um aumento das infrações mês a mês.

Ao longo do mês de julho, foram instalados quatro equipamentos de fiscalização eletrônica para esta infração: Avenida Brasil x Rua Erechim (01/07), Av. Brasil x Av. Rocha Pombo (04/07), Av. Brasil x Av. Barão do Rio Branco (25/07) e Av. Tancredo Neves x Av. Assunção (07/07), e foram registradas pelos radares o total de 1.509 autuações. No mês de agosto entraram em operação outros seis equipamentos: Av. Brasil x Rua Medianeira (17/08), Av. Barão do Rio Branco x Rua Manaus (22/08), Av. Barão do Rio Branco x Rua Dimas Pires Bastos (22/08), Av. Brasil x Rua Pio XII (19/08), Av. Brasil x Rua Visconde do Rio Branco (24/08) e Av. Brasil x Rua Antônio José Elias (25/08), registrando o total de 2.439 autos de infração. Já no mês de setembro, com todos os equipamentos em funcionamento, no mês inteiro, foram registradas 8.427 infrações do art. 207 do CTB, de natureza grave, com 5 pontos no prontuário do condutor e multa de R$ 195,23.

Ao todo, são dez equipamento instalados em cruzamento que fiscalizam a infração. Simoni explica que, com todos os equipamentos em operação somente no mês de setembro, foi possível avaliar o desrespeito à sinalização de trânsito nestes locais, confirmando as causas de tantos sinistros de trânsito do tipo lateral, especialmente nas vias onde há faixa exclusiva do transporte coletivo. “Apesar do elevado número de registro de infrações, acreditamos que os acidentes por este tipo de conduta terá redução, pois somente com ônibus do transporte coletivo no mês de setembro já houve queda nos sinistros em relação a 2021, reduzindo de cinco para dois em 2022”, ressalta Simoni.

 

Créditos/Foto: SECOM



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