• Milícia da Imaculada

    sábado, 00:00 - 05:00
Veja os programas na sequência

A seguir! / Acompanhe tudo o que rola na Colmeia

  • Café com Bandas
    com Edmilson Mantovani
    05:00 - 08:00
  • Falando com Cascavel
    com
    08:00 - 10:00
  • Experiência de Deus
    com Pe. Reginaldo Manzotti
    10:00 - 11:00

Paraná não registra casos de febre amarela há quase três anos

Em 18 de abril de 2022 às 14:19 | Saúde

O Paraná não registra casos de febre amarela em humanos há quase três anos. A última ocorrência foi em 2 de maio de 2019, registrada no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Desde então, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) intensificou a estratégia paranaense de controle da doença, com Sistema de Georreferenciamento de Epizootias, que inclusive garantiu um prêmio internacional ao município de São José dos Pinhais (RMC), entregue pela Fiocruz no mês passado.

Apesar dos números positivos, o alerta para a necessidade de manter os cuidados para evitar novos casos continua. É importante que a vacinação seja mantida, sobretudo de trabalhadores de áreas rurais e também de pessoas que por algum motivo visitem áreas de mata.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde de todos os municípios do Paraná. Esta é a única forma comprovada de prevenção, lembrando que são necessários dez dias para imunização, após a aplicação da dose. Para quem está próximo à mata, a Sesa também recomenda o uso de camisa de manga longa, calça comprida e repelente.

Ouça na reportagem:

 

 

Reportagem: Amanda Monteiro.

Fonte: AEN – Foto: SESA/Arquivo AEN.

 



LEIA TAMBÉM